Linha do tempo
Uma colagem aberta da Reforma Psiquiátrica Brasileira – entre a micro e a macro história das Políticas
Sintetizando as informações sobre a Reforma, apresentamos uma Linha do Tempo interativa, da década de 1960 aos dias atuais – uma compilação heterogênea com tópicos multimídia e súmulas para os principais documentos administrativos que consolidaram a regulação das Políticas Públicas de Saúde Mental no Brasil. Um passeio guiado pelos momentos de transformações civilizatórias legais/institucionais e culturais da Saúde Mental e Atenção Psicossocial brasileiras, quando política e ciência criaram novos modos de cuidar das pessoas em sofrimento psíquico.
Estão registradas desde as primeiras denúncias sobre a realidade cruel dos hospitais psiquiátricos que violavam direitos humanos, passando por todo o processo de formulação e tramitação da lei 10.216, implementação dos serviços de bases territoriais e do cuidado em liberdade, até as disputas das contrarreformas recentes e caminhos das reconstruções sociais iniciadas em 2023.
Um recurso técnico-científico aberto para colaboração (ampliação e atualização), oferecendo os elementos basilares do processo histórico para que qualquer pesquisador possa utilizar informações, produzir materiais didáticos, insumos para o advocacy e interações em rede.