



Em maio de 2019 convidamos as bordadeiras dos coletivos Linhas de Sampa, Linhas do Horizonte e Linhas do Rio para bordar política com a “agulha do real” pela Luta Antimanicomial, pela Saúde Mental e pelo Sistema Único de Saúde — SUS.
O ato-oficina “Linha Vital: Saúde Mental e SUS” aconteceu no Rio de Janeiro, na Fiocruz, em frente à Biblioteca de Manguinhos, na 8ª edição da Instalação Morar em Liberdade, em 2019. Foi um momento onde adolescentes, jovens e trabalhadores de diferentes lugares se reuniram para bordar pela libertação de todas as pessoas oprimidas pelos manicômios institucionais e simbólicos que existem no Brasil, contra todo o tipo de opressão, preconceitos e estigmas contra a loucura.
Em 2021, no contexto da pandemia de Covid-19, os coletivos se reuniram de forma virtual e o acervo de arte têxtil se estendeu de novo pelo país em denúncia aos desmontes da Saúde Mental e da Atenção Psicossocial que estavam em curso. A força desse grande bordado coletivo — com panfletos e estandartes — se integra ao conjunto de fotografias, vídeos e outras narrativas das histórias de vida dos egressos de longas internações psiquiátricas como parte de uma resistência política que coloca a memória em ação.
Com essa Linha Vital que estendemos pelo Brasil, dizíamos sim para a vida, para a Saúde Pública e nos manifestamos em favor da Liberdade, da garantia dos Direitos Humanos e do Cuidado em Liberdade.
É a sua vida que eu quero bordar na minha
Como se eu fosse o pano e você fosse a linha
E a agulha do real nas mãos da fantasia
Fosse bordando ponto a ponto nosso dia-a-dia
E fosse aparecendo aos poucos nosso amor
Os nossos sentimentos loucos, nosso amor
O zig-zag do tormento, as cores da alegria
A linha e o linho, Gilberto Gil
Linha Vital





















A curva generosa da compreensão
Formando a pétala da rosa, da paixão
A sua vida o meu caminho, nosso amor
Você a linha e eu o linho, nosso amor
Nossa colcha de cama, nossa toalha de mesa
Reproduzidos no bordado
A casa, a estrada, a correnteza
O sol, a ave, a árvore, o ninho da beleza
A linha e o linho, Gilberto Gil
