Retratos da Alma
“Não se destrói corpos desejosos, esses inventam mundos novos para a vida fluir em liberdade no encontro com o outro.”
Emerson Elias Merhy


Retratos da Alma apresenta “fotografias que falam” ao coração sobre o viver em liberdade. Edja, Ana, Antônio, Edlamar, Ana Paula, Luiz Miguel, Adelino, Nilta e Rui escolheram como queriam aparecer nos “retratos” e o que gostariam de mostrar das suas vidas. Foram encontros e vivências fortes para todos nós, mobilizaram emoções, sorrisos largos e contidos, olhares atentos, revelação dos objetos, momentos afetivos e cumplicidades. Em poucas palavras: Vínculos Afetivos.
Cenas reveladoras sobre as escolhas, direções, desejos e possibilidades construídas no cuidado em liberdade e na contratualidade social que valorizam a autonomia. Integradas às imagens, um pouco das histórias que escutamos e das vozes diretas dessas pessoas.
Em Retratos da Alma, buscamos mostrar os modos de vida genuínos de quem experimenta a liberdade após longas privações do direito de ir e vir. São expressões e arranjos da vida na esfera prática, mas principalmente revelações materiais de sentidos subjetivos.
Retratos da Alma foi composta por fotos selecionadas de Radilson Carlos Gomes e Marcelo Valle, parte de um conjunto iconográfico amplo que vem sendo colocado em Ciência Aberta pelo Nusmad, Fiocruz Brasília.
“Eu sou feliz porque eu tenho uma vida pela frente.”
Maria, Paracambi



Nilta Chaves e Adelino Rodrigues
Barbacena



Antônio Carlos da Fonseca
Juiz de Fora





