
Vidas Animadas
“ Estamos, sim, amando o indomesticável,
aderindo ao invisível, procurando os outros tempos deste tempo.
Precisamos, sim, de senso incomum.
Mia Couto

Vidas animadas apresenta imagens “trans” vistas pelo olhar artístico que reuniu memórias dos encontros afetivos com os usuários da Saúde Mental. Das cenas registradas em fotografias, vídeos e pequenos textos biográficos dos nossos bancos de pesquisa qualitativa, desdobraram-se mais diálogos que promoveram uma síntese original das vidas singulares que encontramos entre 2018 e 2024.
Desses fragmentos da vida concreta surgiram narrativas bonitas do viver em liberdade. Como em toda colagem, figuras justapostas, liberadas de seus contextos anteriores, surgem em nova significação, ao mesmo tempo que são cercadas pelos marcos de pertencimento que resistiram ao tempo. São fragmentos de origem que falam do lugar de nascimento, das pessoas especiais, dos gostos e desejos, do tempo decorrido entre o nascer e o andar de novo como adulto em liberdade. Figuras coladas que se encontram e se afetam em permanência para construir outros mundos possíveis. Composição semelhante ao que se faz no cotidiano do cuidado que ambiciona diariamente garantir a autonomia e a contratualidade social das pessoas que atravessam sofrimentos psíquicos.
Vidas animadas é um conjunto de colagens produzidas pelo olhar sensível do artista Mauricio Planel. Utilizando-se de fotos selecionadas de Radilson Carlos Gomes, Vera Roçado, Marcelo Valle e trechos dos episódios da Websérie Retratos da Reforma Psiquiátrica, com criação e direção coletiva do projeto. As primeiras peças criadas por Mauricio datam de 2020 e encontram-se no Catálogo da Instalação Morar em Liberdade e no primeiro Cadernos da Reforma. Em 2024, o coletivo se reencontra e convida o artista para uma nova temporada de produções de colagens e vídeo collages para essa Instalação.
Desta vez, as peças, tais como as fotografias, também ganharam voz direta em roteiros e textos criados por Fernanda Severo, Bárbara Anaissi e Taiane Naressi Lopes. Bárbara e Yuri Prado emprestam suas vozes narradoras para que as pequenas histórias ganhem ainda mais força. O conjunto selecionado das criações de Mauricio Planel está exposto ao longo de todo nosso ambiente virtual.
